February 11, 2010

Gente Pequena

Uma das maiores e mais bonitas lições que se aprende com a doença tem a ver com a beleza do ser humano. Não me canso de dizer para todos os meus amigos doentes, que abram seus corações e deixem-se envolver pela energia absurda que é enviada por tantos entes queridos, amigos de todas as partes do mundo. Esta é a única parte boa da doença, este poder de união e este lado belo que as notícias ruins têm o poder de fazer despertar nas pessoas boas.

Depois da minha experiência com a doença, carrego comigo uma certeza muito forte: existem no mundo muito mais pessoas boas do que pessoas ruins e é justo isto que faz a vida valer a pena. A gente quer viver justamente por causa destas tantas pessoas boas e no fundo tem a esperança de que algum dia, de alguma forma, possa retribuir tanto carinho.

Mas e quando depois de tantos perrengues a gente começa a esbarrar não com estas pessoas bacanas pelas quais temos tanta gratidão mas com gente que anda de mal com a vida e parece querer contagiar todo mundo com tanta amargura? Confesso que acho queste povo difícil de aturar... Procuro respirar fundo e lidar da melhor forma possível com este tipo de gente, que na minha cabeça não passa de gentalha, mas admito que meu nível de tolerância para este tipo é mínimo.

Se por um lado, depois de tudo que tive que enfrentar, fiquei mais compreensiva, por outro lado muitas vezes de acho no direito de não ter que lidar com tanta mediocridade. Penso que já tive muitos obstáculos de verdade na minha vida e que sinceramente deveria ser poupada desta energia ruim e contagiosa.

Sem querer ser melhor do que ninguém -- até porque não sou mesmo -- acho que este tipo de gente só merece o desprezo, mas é uma pena que às vezes esta não seja uma opção.

Então já que não posso desprezar estes tipinhos, já que não posso apertar um botão para que eles sumam da minha vida para sempre, escrevo e desabafo no blog. Ainda não consegui voltar às minhas aulas de yoga, mas acho que dentro de um mês dou um jeito nisto...mas enquanto a hora não chega, conto os dias e respiro fundo...e penso nas tantas pessoas maravilhosas que já cruzaram e que ainda vão cruzar o meu caminho.

4 comments:

Amanda said...

Dani
Saudade de você. Eu sumi porque estava de férias. Voltei com a meta de respirar muito fundo para não deixar pessoas pequenas incomodarem minha paz. No fim, a gente consegue ... E boas novas: estou praticamente de alta. Até o port meu médico já me deixou tirar. Meu presente de Natal!
Bjos

Dani said...

Amanda!
Saudade de você também! Que notícia maravilhosa... E aí? Já está planejando cerimônia de despedida do port?
Beijos e vamos respirar fundo...e comemorar!

paula said...

Oi Dani,

Nossa as vezes me assusto lendo seus posts!! Sério, é incrível, parece que foram escriotos por mim, penso e vivo falando exatamente isso, conhecí pessoas maravilhosas, incluindo você!!
Mas canso de encontrar esse tipo de "gentalha" que se referiu, e até aguentava um pouco, mas hoje em dia não!! Não tolero, não suporto e sou radical, não quero perto de mim!! Acho que depois de TUDO posso me dar este luxo, não??!!

Beijos!!

Amanda said...

Já celebrei! Fui para o mar ... Passamos uma semana em São Miguel do Gostoso, em uma vila de pescadores, em Natal. Uma delícia! Um aprendizado diário de que é preciso muito pouco para ser feliz! Beijos