October 12, 2009

Unplugged...pero no mucho!





O Blake acabou trazendo o computador e cá estou eu postando diretamente do nosso quarto em Barcelona.

A viagem está sendo perfeita e tudo tem superado nossas expectativas -- desde a localização e o nível de conforto do hotel até a temperatura agradabilíssima.

A cidade é sensacional e tem uma energia impressionante, mas para mim o que faz esta viagem especial é estar aqui, no mesmo país de onde partiram meus avós há quase um século em busca de uma vida melhor.

Estar na Espanha é de certa forma uma volta à casa para mim. Não casa, no sentido de lar propriamente dito, mas uma jornada interessantíssima de volta às minha raízes. Quando a minha irmã passou umas semanas aqui há alguns anos, me lembro que ela disse "Estar na Espanha me fez entender muitas coisas sobre o papai."

Agora entendo completamente o que ela disse. Muito embora meus avós tenham nascido no outro extremo do país, vejo muito da personalidade deles e do meu pai aqui. É incrível como cultura transcende geografia. Nestas horas a gente percebe de apesar de passarem mais de cinquenta anos no Brasil, meus avós preservaram muito da cultura que trouxeram de casa.

Andando pelas ruas de Barcelona, não há como não sentir a presença do meu pai. Coisas que nos parecem estranhas ou desnecessárias no Brasil, aqui fazem todo sentido. A comida, sempre acompanhada de pão. Ovos acompanhando carnes e molhos, muitos molhos... A cultura espanhola é muito parecida com a portuguesa e de certa forma com a brasileira, mas ao mesmo tempo é tão única.

Imagino que o que vejo hoje seja um país completamente diferente da Espanha que meus avós deixaram para trás no início do século XX mas mesmo assim os cheiros, os sons e o ritmo da vida aqui me levam de volta a casa deles, um pedacinho da Espanha escondido num sobrado em Laranjeiras.

3 comments:

Fê França said...

Que lindo! Você sente na Espanha o que sinto ao estar na Itália. É muito emocionante, um reencontro com nosso passado. Boa viagem, querida, e continue nos brindando com estas fotos fofas :-) Beijos, Fê.

Cristina said...

Lindas as fotos Dani! Aproveitem!!!

Anonymous said...

Nossa!!!! lemos seus comentarios sobre a Espanha, seu pai se emocionou.
Aproveite muuuuuuuuuuuito esses dias!
Have fun!
Beijo no Blake e um enorme para vc,
Mamy