May 27, 2011

Brazilian American AKA o Gringuinho Brazuca



Para começar bem o feriadão... Ou plagiando meu amigo Franco, que diz que é "carioca de Roma", o Joaquim é carioca de Columbia, MD!!! O gringuinho brazuca.

Enfim o Verão!

Parece até mentira, mas este fim de semana marca oficialmente -- sim, porque para americano tudo tem que ser oficial, ter começo, meio e fim! -- o início do verão. Só quem mora em lugar frio, que tem inverno de verdade -- o que exclui boa parte dos brasileiros! -- entende a nossa alegria aqui. Enfim, chegou a hora de colocar as botas e casaco no fundo do armário e tirar os shorts e camisetas das prateleiras mais altas. Uma alegria só!

Como o Joaquim vai ser batizado no Brasil em julho, está na hora de realmente começar os preparativos, ver roupas, lembrancinhas, passagens, porque o tempo está voando.

Para quem mora aqui nos States, bom feriado! Para quem está no Brasil e em outros países, bom fim de semana! Vamos ver se o Joaquim colabora e eu consigo tirar esta brancura extrema que não combina nada comigo. Afinal até meus amigos gringos andam demonstrando surpresa ao perceber o quanto eu sou branquela...hahahaha

May 26, 2011

Começando a Pensar na Ida ao Brasil

Ainda faltam quase dois meses, mas estamos começando a planejar nossa viagem ao Rio. É impressionante como as passagens estão caras este ano:$1300! Socorro! E o Joaquim ainda paga uns $250 sem direito a assento ou bagagem...uma maravilha! Julho, como descobri a duras penas, é alta temporada, mas como temos vários eventos, vai valer a pena.

A agenda está apertada, mas é assim que eu gosto. Em pouco mais de duas semanas, teremos o aniversário das minhas sobrinhas, o batizado do Joaquim, o casamento da minha prima e a reunião de (não espalhem!) 20 anos de ingresso da minha turma da UFRJ. A festa da galera da Praia Vermelha estava inicialmente sendo planejada para abril/maio, mas o pessoal topou mudar a data para acomodar a agenda de alguns, principalmente a minha! Fiquei superfeliz, pois ao comentar que estaria no Rio em julho nem me passou pela cabeça querer mudar data de coisa nenhuma...Vai ser ótimo rever o grupo todo de uma vez. É claro que fico em contato com as pessoas mais próximas, mas nem me lembro da última vez que vi o povo todo reunido.

E é claro que está será a primeira viagem do Joaquim e nada mais justo que seja para o Brasil. Eu até queria fazer um dry run neste feriado de Memorial Day, mas o Blake foi contra, então vamos estreiar em grande estilo! A verdade é que o Joaquim está melhorando bastante e dois dias esta semana dormiu mais de oito horas. Quando estávamos quase pensando que ele tinha engrenado...ele acordou à uma da manhã ontem, mas tudo bem! Além disto, se Deus quiser, meu pai vai finalmente poder andar normalmente, já que a cirurgia de ontem correu superbem e, se Deus quiser, a recuperação será tão boa quanto.

Enquanto isto, vamos curtindo um calorzinho bom aqui em Washington e planejando eventos bacanas no trabalho também. Ah , que maravilha que o inverno finalmente tenha ficado para trás... Sol! Ah...o sol!

May 20, 2011

Novas Aquisições




Este post é para você que ainda não tem filhos e não entende como este "povo que tem crianças" tem sempre que encher a casa de cacarecos! Não tem cabimento, afinal criança nenhuma precisa de tanta tralha para ser feliz! A sala da gente vira um parque de diversões cafona e confuso e até a faxineira fica assustada ao entrar. Pois se este é seu caso, e você pretende um dia ter filhos, posso dizer tranquilamente que eu sou você amanhã! (Lembram daquele comercial de séculos atrás?!)

Pois é, quem me conhece sabe que quando o negócio é casa e decoração eu sou minimalista ao extremo: detesto bibelôs e enfeites que na minha cabeça prática só servem para encher de pó! A minha alergia, que só piorou depois de mudar para Maryland, também não ajuda a causa nem um pouco. Depois que me mudei para cá e não tenho diarista nem empregada, tomei pavor destas coisinhas, então na minha casa menos é mais e tudo tem que ser fácil de limpar. Adoro espaço, então nada que atravanque meu caminho pode ser visto com bons olhos.

Junte-se a isto, a organização ao extremo do Blake, que por isto recebeu o apelido carinhoso de "drill sargent" por suas inspeções minuciosas em diversas partes da casa. Sendo assim, nossa casa sempre foi ampla, clara, minimalista e super prática.

Reparem que uso os verbos no passado porque agora nossa casa anda bem diferente, como as fotos mostram... A verdade é que para pais que não têm babá ou empregada, toda ajuda é pouca quando alguém precisa fazer o jantar, colocar a roupa na máquina e ficar de olho no bebê. Aí não há swing, exersaucer, ou activity map que baste!

Acho também que estamos em período de transição, pois ainda temos objetos de recém-nascido (swing, activity mat) e já começamos a colocar artigos para bebê maiorzinho (cadeirinha, exersaucer, etc). Acho que em poucas semanas me livro do swing, da bouncing chair e do activity mat. Mas ainda assim, ao que parece, a minha decoração clean vai ficar comprometida por um tempo.

May 19, 2011

Para os românticos de plantão...

Cadeirinha


Depois de muito pesquisar e pensar muito, acabei decidindo poelo modelo Zen da Fisher Price, que combina direitinho com a decoração da nossa casa, que é open plan. Sendo ashttp://www.blogger.com/img/blank.gifsim, sala, copa e cozinha são basicamente um grande ambiente, então não queria nada muito chamativo nem infantil e acabei encontrando a solução perfeita.

Vinha olhando diversos modelos há séculos e não fosse a insistência da minha amiga Renata, que queria porque queria nos dar a cadeirinha de presente, acho que até agora não teria me decido. Sofro morando aqui nos States! Sou mesmo filha de ditadura sul-americana e fico perdidinha e confusa com a abundância -- que para mim é às vezes excesso -- de opções por aqui!

Joaquim faz 23 semanas hoje e já está começando a comer papinha, por enquanto um potinho de legumes por dia, só para se familiarizar com os sabores e as texturas dos alimentos. É claro que ele está amando! Por enquanto, experimentamos ervilhas, batata doce e cenoura e ele parece gostar -- e muito! -- de tudo. Este fim de semana, vamos começar com as frutas.

Por falar em Joaquim, ele agora está demonstrando um interesse absurdo por comidas e bebidas e a gente não pode comer mais nada sem que ele queira experimentar. O apetite dele também aumentou bastante, o que nos leva a crer que já está mesmo na hora de entrar com os sólidos. Vou ver se coloco umas fotos dele na cadeirinha aqui este fim de semana, quando tiver mais tempo.

May 16, 2011

Amazon Mom


Para espantar a uruca da semana, que começou com o Joaquim com dor de dente e com uma multa ridícula no estacionamento do trabalho, vou falar de uma coisa muito legal para gravidinhas e mamães.
Amazon Mom é uma jogada bem bacana da Amazon que permite que mamães, papais, vovós -- ou quem quer que seja que precise bancar um bebê -- consiga comprar coisas básicas com um bom desconto e free shipping. Como boa de pechincha, procurei muito e comparei muitos preços de fraldas -- Sam's Club, Costco, Target, etc... -- e descobri que se a gente assina o serviço de entrega da Amazon Mom, o preço deles é imbatível. As fraldas têm 30% de desconto e two-day shipping e volta e meia descubro um cupon deles, ou seja já comprei caixa de 222 fraldas por $ 12 e free shipping! Preço melhor não há. Os cupons de $10 off andam meio sumidos, mas dizem que daqui a pouco vão voltar.

Fica a dica para mamães e gravidinhas. Quando o assunto é fralda, a Amazon é mesmo uma mãe!

May 13, 2011

Joaquim, aquele que Deus elevou



Em meio ao stress de cuidar de um bebê de cinco meses, dar conta de casa e marido e ainda manter um emprego full-time, dar um gás na carreira --tudo isto amamentando-- fico meio tonta, às vezes mal humorada e sempre cansada. Mas ao tentar equilibrar tudo da melhor forma possível, sinto que às vezes perco o foco: inundada com tantas exigências, soterrada pela rotina, quase esqueço do propósito de tudo. Esqueço até do milagre que foi chegar até aqui e nem me dou conta do privilégio que foi poder chegar ao olho do furacão. Mas aí, como se fosse um aviso lá de cima, alguma coisa me chama para a realidade e me faz refletir.

Ontem recebemos a fatura da Shady Grove, que foi a clínica que usamos para fazer a fertilização. A fatura se refere à manutenção anual dos oito embriões que sobraram do nosso tratamento e que estão congelados para futuro uso. Em pensar que há pouco mais de um ano o Joaquim era parte deste "grupo". Dos 12 blastocistos que resultaram do nosso tratamento, dois foram implantados -- um vingou e hoje atende pelo nome de Joaquim! -- dois não sobreviveram até o sexto dia, e os oito restantes estão lá esperando a hora deles chegar. Não, não sou Octomom e não vou implantar todos na mesma hora... Vou fazer a coisa devagar e mais uma vez entregar na mão de Deus. Nào me canso de pensar e agradecer por tudo ter dado tão certo para gente...

Hoje recebi um email da mesma clínica divulgado os índices de sucesso dos tratamentos realizados. E apesar de ser a maior rede nos EUA e dos ótimos resultados, a verdade é que menos de 50% dos casais tem sucesso e muitos chegam a ter sucesso, mas após inúmeras tentativas. Não foi o nosso caso, ganhamos na mega-sena de primeira e tivemos sucesso do início ao fim: gravidez perfeita, sem complicação alguma, e bebê supersaudável. Amém!

O mais impressionante é olhar para o Joaquim e pensar que para que este serzinho groducho pudesse estar me tirando o sono hoje, todas as estrelas do universo tiveram que se alinhar... Desde o plano de saúde -- que pagou praticamente 100% do tratamento, até uma lei implantada pelo Obama que garantia a cobertura com um desconto absurdo mesmo depois que a pessoa fosse desligada do emprego, até uma equipe médica multidisciplinar e multinacional que me acompanhou por muitos anos e que me fez acreditar que apesar dos números e de alguns pontos de interrogação, ainda tínhamos o direito de sonhar e de apostar na realização deste sonho.

O resultado está aí na foto. Esta foto que diz tudo...nosso maior prêmio, grande troféu, presente e milagre. Joaquim, o que Deus deu, aquele que Deus elevou. Amém.

May 2, 2011

Obama Mata Osama...e eu nem sabia!

Que atualmente vivo em outro fuso horário, isto não é novidade para ninguém, mas aparentemente, agora vivo em outro planeta (ou será galáxia?!) também!

A manchete acima está espalhada por todos os lados aqui. Sem contar com o âncora da rede de TV Fox que trocou os nomes Obama e Osama e acabou "matando" o presidente americano.

O fato é que ontem vi umas coisas no Twitter mas nem me liguei que no poderia ser e hoje, vindo para o trabalho, escutei algo sobre os familiares das vítimas do 11 de Setembro estarem sentindo vingados...e achei que pudesse ter acontecido algo com um dos presos em Guantanamo! Estou totalmente por fora. Agora entendo perfeitamente o meu chefe quando ele diz que antes da filha nascer, ele era bem mais inteligente. Tenho certeza que perdi alguns (bons) neurônios durante o parto (e provavelmente depois dele). Até para rir de piada tenho um delay seríssimo.

O povo parece estar feliz, mas sinceramente não consigo entrar neste clima de euforia. Não que tenha pena do Bin Laden ou que ele vá me fazer falta, mas a ideia de mexer com psicopatas e fanáticos me deixa bem tensa e obviamente para quem mora aqui nos arredores de Washington, tem marido (e outros parentes) trabalhando para o Governo Federal Americano, tudo fica bem mais real.

Enfim, agora é apertar os cintos, segurar a onda e rezar para dar tudo certo. Mas que estamos em estado de alerta máximo estamos.