July 14, 2010

Joaquim, Joaquin, Jo...who?


A ultra confirmou o que eu e quase todo mundo ja sabiamos. Depois de duas sobrinhas lindas e foferrimas, o Blake e eu vamos ganhar nosso primeiro filho, um homem. Minha irma ganha o primeiro sobrinho e meus pais o primeiro netinho!

Estamos muito felizes! E a chegada do Joaquim deve acontecer no inicio de dezembro, ou seja, ate la, de qualquer jeito temos que estar preparados para ele.

O que pouca gente sabe e que muito antes de o Joaquim nascer ou sequer ser programado ele ja tinha nome. Mas ao contrario de muitos pais, o nome do noso bebe nao saiu de um livro dos nomes ou teve alguma celebridade como inspiracao. Tambem nao e tipicamente americano, o que causa surpresa a muita gente. O nosso filho vai ser batizado em homenagem ao medico que salvou a minha vida e que tornou todo o resto possivel, o Dr. Joaquim Ribeiro. Homenagem mais do que merecida diga-se de passagem. O que descobrimos tambem foi que o significado do nome tambem tem tudo a ver. Na traducao do original hebraico, quer dizer "O que Deus deu [um filho].

Como e homenagem ao medico, devemos manter a grafia portuguesa, com M no final, o que certamente vai causar alguma confusao, mas nada que va dificultar muito a vida dele, pelo contrario, vai tornar mais interessante. [Palavra de quem se chama Danielle, nao Daniele ou Daniella!]

Parece que aqui e entre meus amigos no Brasil e nos EUA, o nome e um grande sucesso, mas a batalha do Blake deve ser um pouco mais ardua. A avo, unica pessoa da familia dele que foi informada do nome ate agora, ja perguntou por que vamos usar um nome que ninguem consegue falar... Perai, cara-palida, entao o resto da populacao do planeta nao conta? De qualquer jeito ele ja escreveu um tratado informando a familia sobre a nossa decisao e fazendo uma clara exposicao acerca do nome.

Uma amiga de trabalho do Blake tambem perguntou o nome e quando ouviu a resposta disse: "Voce quer dizer Joaquin" -- com som de "r", em espanhol. Ja decidi que dos males no menor Joaquim, pronunciado Jo-ah-kim ou Roah-kin, soa bem do mesmo jeito...

O que me importa mesmo e que o Joaquim venha cheio de saude. Que seja um homem bom e feliz.

11 comments:

A menina e os pensamentos said...

Eu posso dizer: EU Já SABIA!!!!!!! Que bom, Dani!!! É ótimo ser mãe de menino!!! Eu estou amando. São mais brutos, as brincadeiras são outras, o carinho é diferente.
Que legal!!! Parabéns e que venha o Joaquim, amiguinho do Miguel!!! kkkkkkkkk

A menina e os pensamentos said...

Eu posso dizer: EU Já SABIA!!!!!!! Que bom, Dani!!! É ótimo ser mãe de menino!!! Eu estou amando. São mais brutos, as brincadeiras são outras, o carinho é diferente.
Que legal!!! Parabéns e que venha o Joaquim, amiguinho do Miguel!!! kkkkkkkkk

Debora Rocha Muscutt. said...

Dani, quanta maravilha! E é por isso que amo os nomes de origem hebraica, geralmente têm significados lindos e "o que Deus deu" é pra lá de lindo.
Deus abençoe vocês, Dani.
Beijos

Bia said...

Eu achei o nome lindo, Dani! E a homenagem mais linda ainda!
Quanta a dificuldade de pronuciar... bobagem! :)

bjs

Luciana Misura said...

Parabéns Dani! Em uma família de mulheres como a sua ele vai ser a "novidade" total :-) Paparicadíssimo, já estou vendo! E quanto ao nome, o que importa é que vocês gostam do nome e é uma homenagem importante pra você, o que o resto das pessoas pensa não faz a menor diferença. PARABÉNS e que o seu Joaquim tenha um impacto na vida de tantas pessoas quanto o Joaquim que está sendo homenageado.

camila said...

Parabens, Dani!! Que linda homenagem, e o nome e lindo! No inicio as pessoas vao estranhar, mas aprendem rapido tambem. Aqui em LA tem um chef famoso que se chama Joaquim, e nunca vi ninguem falar o nome dele errado. E se alguem falar errado, e so consertar. Eu aqui sou Carmela, Camilia, Camille, e com um tempinho as pessoas aprendem.

Parabens!

paula said...

Oi Dani,
Lindo nome e o significado, mais ainda!! Ótima id´´eia em homenagear seu médico, eu faria o mesmo, mas no meu caso, sairia briga!! Foram diversos que me salvaram, rsrsrsr

Beijos e parabéns pelo menino, ele vai ser o rei no meio de tantas mulheres!!

Anonymous said...

Parabens, Dani! Que venha mais um meninao lindo para enfeitar esse mundo!
Sobre o nome, eu nao sei se gosto e jah explico; adoro o nome, acho lindo e forte. Mas como ele provavelmente vai passar a maior parte de sua vida nesse pais, eh sempre complicado ter um nome dificil de se entender e prounciar. Opniao de quem vive esse drama na pele.
Mas, como sempre digo, nao importa o nome, depois que nasce a gente se apaixona e acha tudo lindo, inclusive o nome meio dificil de falar...

Beijos

Tata.

Jackie said...

Parabéns, Dani! Tem tempo que eu não leio o seu blog e só fiquei sabendo da gravidez agora. O nome é lindo e a história por trás da escolha também. Se não causasse estranheza na família do Blake, causaria na sua, afinal são nacionalidades diferentes.

Aqui em casa estamos vivendo algo parecido, minha irmã está grávida de Lucas, primeiro bisnetO de uma família de 5 netas. Mês passado minha irmã teve uma crise porque não conseguia comprar roupas para ele, afinal, passamos a vida toda cercada de rosas e lacinhos e florzinhas... ahahaahah Dilemas de grávida. Serei tia e dinda!!!!!

Beijos

Delma said...

Paraben Dani
Muita saude e linda a sua homenagem ao medico!
Beijos

Debora said...

Olá Dani tudo bem???

Fiquei muitooo feliz quando li que vc estava grávida,vc merece muitooooo esse presente de Deus!!!

Achei o nome lindo, eu já adorava esse nome, mas quando soube da homenagem achei ainda mais bonito!!!

Parabéns!!!




Beijinhos.