January 18, 2012

Tédio Virtual

Outro dia uma amiga escreveu o seguinte no Facebook: “Será que as pessoas viajam para aproveitar ou para poder dizer para os outros no Facebook?” E obviamente recebeu várias respostas... Mas fiquei pensando, então me perguntei se o mesmo não vale para quase tudo hoje em dia. Parece que as coisas não acontencem a menos que estejam devidamente documentadas e postadas no Facebook, onde vários amigos (ou seriam simples conhecidos?) podem “curtir” ou debater sobre tal restaurante, cidade, e até mesmo programa de TV. Na era de smartphones com câmeras de foto e vídeo, parece que a humanidade carece desta “validação virtual”.

Claro que eu mesma me incluo neste time de aficcionados, fora algumas raras ocasiões quando até eu – que tenho pouquíssima necessidade de privacidade – deixo de postar ou escrever alguma coisa porque simplesmente acho exposição demais. É que na era de blogs, Facebook, Twitter e tantas outras coisas, todo mundo virou expert em tudo, ou pelo menos se auto-intitula e se vê como tal. E volta e meia um post inocente dá um pontapé numa discussão ridícula que começou a troco de nada. Gente que nunca se viu se agride e se ofende por causa de uma besteira qualquer. Acho uma chatice esta patrulha desnecessária, este concurso de quem sabe mais, de quem conhece mais que parece nunca acabar.

Não sou retrógrada ao ponto de não ver o aspecto positivo da revolução que vivemos. Amo as mídias sociais pois é graças a elas que apesar da distância e do tempo consigo manter amizades e me sinto mais próximas daqueles que amo. Ao ver fotos de gente querida me imagino bem pertinho deles, como se eu também estivesse presente em ocasiões tão bacanas. Também gosto de ver as notícias em tempo real...afinal de contas uma vez jornalista, sempre jornalista!

E é por isto que apesar de muitas vezes pensar em focar menos na vida virtual – onde todos são felizes, bonitos, inteligentes e bem sucedidos e conseguem fazer milhões de coisas com perfeição e ao mesmo tempo – não consigo deletar nenhuma das minhas contas. Tenho medo de cortar os laços verdadeiros, mesmo que eles passem por um (às vezes) enfadonho enredado virtual.

2 comments:

Anonymous said...

Dani,

Acho que,como em tudo na vida, a dose de exposiçao e, às vezes, de dependencia das redes sociais é que faz com elas sejam positivas ou negativas na vida das pessoas.
Acho maravilhoso ter esses recursos hoje. No século passado, isto é, ha pouco mais de 10 anos, via noticias do Brasil com uma defasagem que hoje seria considerada da era Flinstones.
Acho otimo hoje, poder acompanhar meus amigos de perto e de longe atraves do FB, de blogs, skype, e-mails e todos esses maravilhosos recursos aos quais temos acesso.
Pensa em quantas pessoas voce pode ter ajudado com seus posts sobre casamento, doença, saude, fertilizaçao assistida, produtos que facilitam a vida do bebe ou da familia, enfim, com a parte da sua vida que é foi/é partilhada com quem entra aqui ou acessa o seu FB, twitter, etc...
Claro que se encontra de tudo. Ha exposiçao excessiva, ha a fatidica presença do(a) famoso(a) "c.a" (corajoso anonimo) que agride, ataca, palpita e enche o saco da gente supostamente protegido(a) por este pseudo anonimato (sabe-se que ha meios de descobri-lo).
Em sintese, o mundo virtual é igual a este outro no qual vivemos. Ha de tudo um pouco.
O bom é poder aproveitar e tirar o melhor partido dos meios que temos.
Foi graças a isto, por exemplo, que nos falamos ha alguns anos e tive de voce tanta atençao e delicadeza.
Ha anos digo que vou criar um blog, mas acabo enrolando e nada. No FB minha lista nao é imensa. Incluo apenas pessoas que conheço (algumas apenas virtualmente) e acho que esse contato me da' a sensaçao de continuidade da minha vida, pois ha pessoas do passado, do presente e, tomara, do futuro.
Viva o progresso positivo!!
Um abraço,
Gaby (gabgaby)

Cristina said...

Dani, ninguém comentou o post, mas eu vou comentar. Eu até hoje não postei fotos do casamento, nem das 2 viagens da lua de mel do ano passado. Não tive tempo. O máximo que fiz foi postar na hora onde estava. A vida acontece sim fora da net, mas as mídias sociais ajudam a manter próximas amigas distantes como você.