July 6, 2011

Música para os pequenos

Claro que como toda mãe desesperada, tentei me munir de tudo e qualquer coisa para acalmar o Joaquim. Músicas, vídeos, livrinhos e tudo mais. No desespero de noites e mais noites sem dormir com o Ipod em shuffle, até guia de meditação entrou na dança. Não sei bem se o Joaquim seguiu os conselhos da voz serena que pedia que ele fechasse os olhos e se imaginasse numa praia deserta pisando na areia fofinha e sentindo a brisa acariciar seu rosto, mas eu tentei! Às vezes ele dormia, às vezes ele berrava mais alto ainda.

Num daqueles rompantes de desespero, resolvi colocar uma ópera, um bom Pavarotti, no volume mais alto para que eu simplesmente não conseguisse mais escutar o choro estridente do meu bebê. Sim, pois os bebês alheios choramingam, reclamam, mas o meu BERRA, URRA, pior do que qualquer sirene de ambulância. Coisa ensurdecedora! Mas voltando para o Pavarotti, já desesperada, coloquei minha ária favorita e comecei a cantar, ou melhor, a berrar junto.
"Dilegua, o notte!
Tramontate, stelle!
Tramontate, stelle!
All'alba vincerò!
Vincerò, vincerò!
Vincerò!"

E não é que o Joaquim vencido pelo cansaço ficava queitinho pela primeira vez e dentro de pouco tempo adormecia.

Incrível, pensei, meu bebê de dois meses gosta de ópera. E dali para frente, quando se esgotavam todas as alternativas, era balancinho, ópera e cobertor. Lembro que uma amiga e a mãe vieram visitar e quando viram o ritual não acreditaram. "Seu bebê gosta de ópera? Como assim? Nunca vi nada parecido," exclamava a mãe, que até hoje quando me liga pergunta se o Joaquim continua fã dos tenores.

Umas semanas atrás uma amiga virtual me contou sobre um aplicativo nos telefones Android chamado Relax and Sleep que foi o maior achado de século. Você pode escolher de uma lista de mais de 35 sons ambientes que incluem trovões, oceanos, chuvas, grilos, águas, pássaros e muito mais. Além disso, ainda pode combinar vários sons e misturar volumes, criando uma melodia personalizada.

Claro que comecei minhas experiências com o Joaquim e já sabendo do gosto tão eclético quanto sui-generis dele, resolvi combinar canto de monges com chuva de verão. Resultado: em menos de cinco minutos ele cai direto no sono! Antes que alguém diga que foi sorte de principiante, esta semana quando ele estava de péssimo humor e eu tentanva fazê-lo dormir há mais de uma hora, apelei para o truque do celular e, mais uma vez, em cinco minutos, ele caiu no sono.

Ao que parece, além de ópera, Joaquim gosta de canto gregoriano! No gosto musical, ao menos, puxou à mãe!

5 comments:

Lola said...

hahahaha Dani, que figurinha! Pena que eu não descobri isso na época do Daniel...

bj

Cristina said...

Dani, no Brasil, procure o DVD da Galinha pintadinha. Minha irmã deixa a minha sobrinha por 1h sentada sem mexer por conta dele - várias cantigas de criança com desenhos animados, ela fica vidrada! rsrs Depois dorme.

Jane said...

Chorei ( de rir )
Vc. está me saindo uma mãe...vai daqui a pouco escrever um livro igual a doida koreana lá viu !
hahahahaha
Beijos

Dani said...

Que nada! Ele vê Xuxa também!!! Estou criando um bebê eclético!
Bjs

Dani said...

Cris,
Vou procurar sim! Por enquanto, o Joaquim fica vendo os vídeos no YouTube e adora.
Bjs